CAF Quimica

   

Sistema de Tratamento de Despejos Líquidos

Projeto de Sistema de Tratamento

Desde 1980, ano de sua fundação, a CAF QUÍMICA vem atuando no desenvolvimento de projetos de sistemas de tratamento de despejos líquidos - seja por meio de tratamento físico-químico ou biológico - para os mais variados segmentos de atividade industrial entre os quais destacamos plantas químicas, petroquímicas, farmacêuticas, cosméticas, têxteis, alimentícias entre outras.

Os projetos são elaborados segundo critérios técnicos específicos estabelecidos pelo órgão ambiental, tendo por princípio à adequação dos despejos aos limites de lançamento definido em normas técnicas reguladoras.

Para a definição da tecnologia a ser implementada são levados em conta fatores físicos, operacionais, ambientais e econômicos específicos da planta em estudo.

 

Construção, Partida e Monitoramento de Sistema de Tratamento

Na DIVISÃO DE NEGÓCIOS SISTEMAS DE TRATAMENTO, a CAF QUÍMICA agrega a sua linha serviços, além de projetos conceituais, a própria execução da obra, com a etapa civil, as instalações elétricas e hidráulicas e a partida da unidade de tratamento.

Na partida da unidade de tratamento são feitas avaliações finais de execução do projeto (estruturais, elétricas e hidráulicas), testes de operação e funcionamento dos equipamentos, testes de operação do sistema de tratamento com dosagens de produtos (tipo e concentração), elaboração de procedimentos operacionais de rotina, avaliação do manual de operação, análises para avaliação de desempenho do sistema de tratamento implantado, além de treinamento de operador. O operador mencionado também pode ser fornecido pela CAF, se for de interesse da empresa.

O fornecimento de operador de estação de tratamento está associado à cessão de pessoal treinado e capacitado para executar as atividades de monitoramento do sistema de tratamento. Uma equipe de profissionais, técnicos especializados em sistemas de tratamento de águas, fará o acompanhamento das atividades executadas pelo operador, dando orientação e suporte técnico necessário ao bom funcionamento do sistema.

 

Avaliação e Diagnóstico de Desempenho

Realização de estudo técnico envolvendo atividades de levantamento de campo para avaliação das condições de operação e funcionamento de unidade de tratamento e avaliação das documentações relativas ao sistema de tratamento. O objetivo é fornecer um parecer técnico sobre o desempenho do sistema de tratamento, considerando um estudo comparativo entre a situação atual de funcionamento do sistema em relação ao previsto no projeto original.

 

Estudo de Otimização

Realização de estudo técnico de avaliação do nível de eficiência e desempenho da unidade de tratamento, com apresentação de alternativas para a otimização do sistema, seja por meio de mudanças operacionais, aquisição de novos equipamentos de controle ambiental ou ainda mudanças conceituais no sistema de tratamento.