CAF Quimica

   

Assessoria e Consultoria Ambiental

Sistema de Gestão Integrada

Adequação da planta industrial aos requisitos e padrões pré-estabelecidos pelas Normas Internacionais NBR-ISO-14001:2004 e OHSAS-18001:2007, visando à implantação de um Sistema de Gestão Integrada - incluindo os aspectos de segurança e saúde ocupacional – e uma possível certificação por organismo certificador.

 

Auditoria Ambiental

Auditoria Ambiental de Conformidade Legal
Diagnóstico ambiental de planta industrial, realizado por auditores qualificados, a partir de inspeções das instalações e análise de documentação pertinente. É feita a verificação da conformidade dos processos industriais com a legislação ambiental vigente e sistemas gerenciais internos, com apresentação de plano de ações corretivas e preventivas a serem implementados, cronograma físico de execução de medidas de controle e recuperação, definição de responsabilidades e prazos para a implementação das ações propostas, assim como avaliação de programas ambientais executados pela empresa.

Cabe destacar que existem diversos segmentos de auditoria e que muito embora os procedimentos e critérios de atuação sejam similares, cada qual possui sua especificidade.

Auditoria Ambiental de Conformidade Legal
DZ-056.R-3 (INEA/RJ) - Instalações Industriais (RJ)
Lei nº 13.448 (IAP/PR) - Instalações Industriais (PR)
Resolução CONAMA nº 306/02 - Instalações Portuárias (Brasil)

Auditoria Ambiental Voluntária
Auditoria Interna de Avaliação de SGI (NBR-ISO-14001:2004 e OHSAS:2007)
Auditoria Interna de Segurança e Saúde Ocupacional (NR’s)
Auditoria de Levantamento de Passivo Ambiental

 

Análise de Risco

O estudo de análise de risco implica num conjunto de procedimentos qualitativos, quantitativos e modelos de cálculo, cuja aplicação sistemática resulta na identificação dos perigos potenciais decorrentes da operação de uma instalação industrial e na avaliação/ quantificação dos efeitos físicos e risco devido à liberação de substâncias tóxicas e/ ou inflamáveis.

Seu objetivo é avaliar o risco do empreendimento e a aceitabilidade de suas instalações, considerando os níveis de riscos individuais e sociais. Está inserido neste trabalho o fornecimento de orientação quanto a medidas de atenuação de riscos com a finalidade de reduzir a freqüência de ocorrências e minimizar suas conseqüências.

 

Plano de Ação para Emergências

O Plano de Emergências é um conjunto de definições e instruções que orientam as ações de controle dos acidentes em instalações industriais.

 

Programa de Gerenciamento de Riscos

O Programa de Gerenciamento de Riscos objetiva prevenir ou minimizar as conseqüências de acidentes ocorridos por falhas no processo operacional.

 

Avaliação de Passivo Ambiental em Solo e Água Subterrânea

A etapa inicial de avaliação de passivo ambiental em solo e água subterrânea consiste numa AVALIAÇÃO PRELIMINAR a qual identifica a possível existência de contaminação na área. Este trabalho é desenvolvido por meio de coleta de dados existentes, realização de inspeção de reconhecimento da área investigada, além de entrevistas com profissionais da área que possam fornecer informações que não seriam obtidas através da simples observação. Caso este estudo aponte indícios de contaminação realiza-se a INVESTIGAÇÃO CONFIRMATÓRIA por meio de avaliações geológicas, hidrogeológicas e geoquímicas. Nesta etapa são realizadas sondagens, instalação de poços de monitoramento e coleta de amostras de solo e águas subterrâneas. Estas amostras são analisadas em laboratório credenciado pelo INEA e seus resultados avaliados em conformidade com os critérios e padrões estabelecidos pela RESOLUÇÃO CONAMA nº 420/09. Mediante resultados obtidos, o estudo evoluirá para uma INVESTIGAÇÃO DETALHADA e, quando necessário, uma AVALIAÇÃO DE RISCO À SAÚDE HUMANA.

A realização de avaliação preliminar é pré-requisito para a realização das etapas subseqüentes da avaliação de passivo ambiental.

 

Gerenciamento de Resíduos

  •  Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS:
    Elaborado de acordo com os critérios estabelecidos na Legislação Ambiental e Normas NBR 11174 – Armazenamento de Resíduo Classe II e NBR 12235 – Armazenamento de Resíduos Sólidos Perigosos e as leis pertinentes à manipulação e armazenamento de resíduos em geral e de serviços de saúde. O objetivo é gerar um documento técnico consistente que abranja ações de controle e gerenciamento dos resíduos sólidos da geração à disposição final.
  •   Inventário de resíduos (Resolução CONAMA nº 313/02);
  •   Caracterização/ Classificação de resíduo (NBR-10004:2004);
  •   Gerenciamento de Resíduos Industriais:
    Realizado a partir da avaliação das documentações pertinentes a gestão de resíduos, inspeção dos processos contribuintes de geração de resíduo, verificação das condições de acondicionamento e armazenamento assim como dos padrões de identificação dos materiais, inspeção da área de estocagem e avaliação da disposição final aplicada aos resíduos. O objetivo é estabelecer uma política de gestão de resíduo que agregue cumprimento às normas técnicas reguladoras com controle de perdas.

Desenhos Técnicos

  •  Cadastramento de Rede de Águas (industriais, pluviais e sanitárias).
  •   Fluxogramas de processo.
  •   Layout das instalações.

 

Elaboração de Parecer e Relatório Técnico

Avaliação técnica dos processos produtivos relacionados a atividades de controle de poluição ambiental com fornecimento de parecer e orientações técnicas.

 

Licenciamento Ambiental

Assessoria técnica nos processos de requerimento de licença prévia, de instalação e de operação junto aos Órgãos Ambientais, assim como também no cadastramento junto ao IBAMA.

 

Legislação Ambiental Aplicável

Levantamento da legislação aplicável à atividade abrangendo os requisitos legais de meio ambiente, saúde e segurança. De acordo com os aspectos levantados é gerada uma planilha de identificação, avaliação e adequação da legislação. Fornecimento de CD-ROM com “hiperlink” das legislações. Acompanhamento contínuo da legislação ambiental por meio de informes eletrônicos.

 

Enquadramento das Atividades Industriais à Legislação Ambiental

Assessoria técnica no enquadramento da atividade à legislação ambiental em vigor.