CAF Quimica

   

Análises Ambientais

 

A CAF QUÍMICA, através de sua DIVISÃO DE NEGÓCIOS LABORATÓRIO conta com um amplo suporte técnico para as atividades de monitoramento da qualidade de águas e solos, sistemas de tratamento de despejos líquidos e gerenciamento de resíduos.

Nosso laboratório é capacitado tecnicamente, tanto em nível de pessoal quanto de equipamentos, para atender ao desenvolvimento de uma extensa relação de ensaios em amostras de despejos industriais, despejos sanitários, resíduos semi-sólidos e sólidos e águas de origens diversas: de consumo, de processo, de poços entre outras.

Além de possuir o certificado de credenciamento de laboratório concedido pelo Instituto Estadual do Ambiente – INEA, a CAF está em fase de implantação da NBR ISO/IEC 17025 sobre Sistema de Gestão de Qualidade de Laboratório de Ensaios e Calibração.

 

 

Análises Físico-Químicas

Principais ensaios:
  •      Demanda Bioquímica de Oxigênio
  •      Demanda Química de Oxigênio
  •      Índice de Fenóis
  •      Óleos e Graxas
  •      Materiais Sedimentáveis
  •      Surfactantes Aniônicos
  •      Série Nitrogenada
  •      Série Fosforada
  •      Série de Sólidos
  •      Metais


Ensaios de Toxicidade Aguda

Método de determinação do efeito agudo letal causado por efluentes líquidos industriais em peixes da espécie Brachydanio rerio. Este ensaio visa avaliar o grau de toxicidade do efluente.

 

Caracterização de Efluentes

Realização de campanha de amostragem com coletas de amostras representativas e desenvolvimento analítico para verificação da qualidade dos despejos em conformidade com os padrões de lançamento no corpo receptor, de acordo com o estabelecido pelos órgãos ambientais.

 

Estudo de Tratabilidade

São desenvolvidos testes de bancada, destinados a reproduzir em escala piloto as condições operacionais do tratamento, visando atender a programa de baixo custo operacional, enquadrando os efluentes aos padrões de lançamento no corpo receptor, de acordo com o estabelecido pelos órgãos ambientais.

 

Caracterização, Lixiviação e Solubilização de Resíduos

Conforme a característica do resíduo e listagem existente em norma técnica específica (NBR-10004:2004) são determinadas as análises a ser desenvolvidas para os ensaios de caracterização, lixiviação e solubilização com a finalidade de classificação do material residual.

 

Coleta e Transporte de Amostras

O trabalho de amostragem de campo é realizado por pessoal capacitado, de forma a preservar a as características específicas das amostras até as instalações do laboratório.